HISTÓRICO DO CIEP

No ano de 1994 inaugurava-se o 433º Centro Integrado de Educação Pública, ou seja, o CIEP 433 .
            Foi neste ano, no mês de fevereiro que a comunidade de Santa Margarida recebeu do Governo Estadual um novo estabelecimento de ensino.
            Vulgarmente conhecido como “Brizolão” era mais uma escola pública, dentre tantas construídas durante o período de gestão, do então governador, Leonel de Moura Brizola.
            Apelido este, “Brizolão”, tão reconhecidamente merecido dado ao fato do zelo e do empenho com que foi delineado. Um projeto gigantesco e - não seria exagero também dizer - fabuloso, que teve início no governo Brizola e só se concluiu quando, anos mais tarde, após um longo período afastado do governo estadual, Leonel Brizola reassume seu posto e concretiza todo o sonho de educação planejado pelo próprio e pelo seu então parceiro político, Darcy Ribeiro.
            Vale comentar que Agrimaldo de Souza Bernardino é o gestor desta tão procurada escola desde sua inauguração, em 1994, até a presente data.
            Dinâmico, forte e líder nato, comanda com garra este gigante de três turnos, que é o CIEP 433.
Após sua inauguração, em fevereiro de 1994, o GP 433, através da Secretaria Extraordinária de Programas Especiais, recebeu o nome do grande desportista brasileiro: Togo Renan Soares “Kanela”.
           “Kanela” é um mito, um marco do esporte brasileiro. É, praticamente, o inventor do basquete no Brasil. Dedicou sua vida ao esporte, como se do esporte ela dependesse. Passional, temperamental, parcial, genial... Invadia quadras, brigava com juízes e enlouquecia a “galera” com sua paixão pelo jogo.
            Tamanho foi seu desempenho e seu talento, que fez com que o Brasil fosse duas vezes campeão mundial de basquete. Duas vezes! Bi-campeão! O Brasil, sob seu comando, ganhou das melhores seleções do mundo.
            Além do basquete, que o consagrou mundialmente, foi campeão amador por vários anos seguidos no futebol do Botafogo – embora fosse flamenguista desde criança - e também treinou no pólo aquático, sendo vencedor por diversas vezes, mesmo sem saber nadar.
            Ele foi um colosso até diante do imprevisível. “Kanela” foi um disciplinador de personalidade marcante e atitudes independentes, sempre com excelentes resultados, por mais que obtidos intempestivamente. É o maior autoditada do esporte brasileiro em todos os tempos, fazendo parte do nosso acervo desportivo e da história do basquete mundial.
            Técnico criativo, arrojado e dinâmico. Togo Renan Soares “Kanela” é um eterno campeão. E, hoje, empresta gentilmente seu nome, sobrenome e apelido a esta unidade escolar.